Voce já ouviu falar sobre doença do Esgotamento Profissional?


Todo mundo já teve um dia estressante no trabalho. Mas quando esse quadro vira rotina e os sintomas tornam-se crônicos, é preciso ficar em alerta. Se o trabalho se transforma em um tormento, você pode estar sofrendo a Síndrome de Burnout, um distúrbio psíquico causado por esgotamento físico e mental intenso associado ao trabalho.

O termo "Burnout" vem do inglês: burn, de queimar, e out, de exterior. Isso sugere que quem tem esse tipo de estresse sente-se consumido física e emocionalmente, e começa a apresentar comportamento agressivo e irritadiço. A síndrome foi batizada pelo psicanalista norte-americano Freudenberger, no início dos anos 70, porém nunca foram registrados tantos casos como nos últimos anos. Ela foi tema central do 8º Congresso da Isma-Br (International Stress Management Association), associação que desenvolve pesquisas voltadas para o estresse, realizado no ano passado em Porto Alegre (RS). Neste encontro, descobriu-se que cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros são portadores da doença.

Segundo a psicóloga Fernanda Elpes Nakao, os principais sintomas da Síndrome de Burnout são: esgotamento emocional, sintomas físicos de estresse (cansaço e mal estar em geral), irritabilidade frequente, inquietude, dificuldade de concentração, fadiga crônica e baixa auto-estima, dentre outros.

Para a especialista em Comportamento Humano e Organizacional Luciana Botelho, os profissionais mais vulneráveis à síndrome são aqueles extremamente exigentes e perfeccionistas, e que não medem esforços para atingir bons resultados. "Esse tipo de comportamento faz com que muitos acabem não respeitando seus próprios limites e deixando essa interferência ocorrer nas relações sociais e com seus familiares."

Prevenção Existem meios de prevenir a Síndrome de Burnout, aliviar o estresse no ambiente de trabalho e melhorar a qualidade de vida. "Nossa vida tem que estar equilibrada com prazer e obrigações. Essa é a chave para o sucesso profissional e pessoal, enfim de uma vida saudável", disse a psicóloga. Ela dá algumas dicas:- Peça ajuda para resolver seus problemas- Não tenha medo ou receio de expor suas fragilidades- Se você é perfeccionista, repense. Não é possível ser perfeito em tudo e ter controle de todas as situações - Delegue funções para não se sobrecarregar- Organize sua rotina de trabalho- Invista em lazer, vida social e atividade física .
Fonte:site terra

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário