Curiosidades !


Frio pode intensificar dores noturnas nas pernas


Nesta época do ano, aumentam os casos de crianças com queixa de dor nas pernas.

A criança acorda a noite reclamando de dor nas pernas, mas não apresenta mancha, limitação de movimentos ou ferida aparente. No consultório médico, os exames físicos são normais. Neste caso, mais do que manha, o desconforto pode ser causado pela dor que muitos relacionam ao crescimento, apresentada entre os 3 e 10 anos de idade.

“Nessa faixa etária, os tendões podem ficar tencionados entre os ossos e músculos. O que normalmente é a fonte do desconforto na região das pernas, principalmente nas panturrilhas. Massagens e compressas com água quente são eficientes. Sendo que as dores podem voltar após alguns dias”, explica o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo.

Em dias frios essas dores podem aumentar a frequência, pois há uma tendência em manter os músculos contraídos para aquecer o corpo. “Normalmente, as crianças que apresentam essas dores são hiperativas. Correm o dia todo e à noite ficam com os pés descalços no chão frio. Sendo que também não conseguem ficar cobertas durante o sono, pois mexem muito na cama. Sem a proteção de uma coberta acaba esfriando muito a perna e daí o desconforto”, observa o médico.

Segundo o membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, no caso das crianças apresentarem dores intensas e com frequência, os pais devem levá-los ao médico para excluir possibilidades de doenças nos ossos, problemas de circulação e ou leucemia.

O que fazer

“Para aliviar o desconforto das dores durante noites frias, adultos e crianças também podem tomar alguns cuidados como exercícios de alongamento nos pés e mãos, usar roupas adequadas à temperatura, não interromper a prática da atividade física”, alerta o ortopedista.

De acordo com Vicente, quando as crianças atingem o equilíbrio do tecido de gordura que recobre os ossos das pernas as dores desaparecem. “Na adolescência as dores podem surgir ainda entre os 12 e 15 anos, mas a incidência nessa faixa etária raramente ocorre”.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário