Mundo Virtual...Como Manter o Controle ?


No controle

Além das indispensáveis conversas e orientações, os pais podem contar hoje com softwares que bloqueiam conteúdos inapropriados para menores. “Muitas dessas ferramentas estão disponíveis na internet gratuitamente. No Windows 7, por exemplo, você usa um programa baseado na web, como o Windows Live Segurança da Família, de modo que você pode ver relatórios e alterar configurações em todos os PCs com o Windows 7 que você estiver monitorando”, explica a coordenadora do Movimento Internet Segura (MIS), Marinês Gomes. Segundo ela, o programa Segurança para a Família já vem instalado em muitos PCs. “Mas quem não tem pode baixá-lo gratuitamente do site do Windows Live”, orienta.

Segundo a coordenadora do MIS, Marinês Gomes, essa porta tem que ser aberta pelos pais. Além de aproximar pais e filhos, a troca de experiências também tem um papel de filtro. “Estimule seus filhos a compartilhar as experiências. Isso vai lhe ajudar a identificar os perigos e fazer com que ele te respeite, pois se ele perceber que você não conhece sobre aquele assunto, vai rejeitar seus conselhos”, ressalta Marinês. Daniela também tem Orkut, Twitter e Facebook. “Os amigos dele são meus amigos também, nas redes sociais e tenho a vantagem de falar a mesma língua que eles”, destaca a mãe de João Pedro e Luca.

“É sempre bom olhar o que as crianças estão acessando. Da mesma forma que os pais precisam conhecer os amigos do mundo real e os lugares que seus filhos frequentam, o mesmo deve acontecer no mundo on-line” MARINÊS GOMES,
COORDENADORA DO MOVIMENTO INTERNET SEGURA (MIS)


Decida os sites que seu filho pode visitar

* Assistente de conteúdo do Microsoft Internet Explorer
Vai ajudá-lo a limitar o que seu filho deve ver on-line. É possível estabelecer os limites de conteúdo usando a seleção de conteúdo de internet (Platform for Internet Content Selection)
* Proteção infantil do XBox (video-game)
O sistema de jogo Microsoft XBox inclui uma proteção infantil similar, permitindo a restrição a jogos inadequados ou a filmes em DVD inapropriados.

Aumente a segurança e privacidade

Recomenda-se inibir os sites e os downloads que podem significar um risco à segurança e privacidade

* Crie contas de usuários diferentes:
O Microsoft Windows XP Home Edition permite a criação de várias contas de usuário para um mesmo computador. Como pai ou mãe, você pode criar uma conta de administrador com controle total sobre o equipamento e designar contas de usuário limitadas para seus filhos.

Rastreie os sites que seus filhos visitam

* Para ver o histórico da internet, clique no botão histórico na barra de ferramentas do navegador. Para obter mais informações sobre como utilizar a lista do histórico, consulte procurar e voltar às páginas web que foram visitadas recentemente.

Lembre as crianças de não falarem com desconhecidos

* Para minimizar a vulnerabilidade das crianças, ensine-as a adotar precauções como as seguintes:
- Utilizar somente o nome ou um apelido como identificação
- Nunca revelar um número de telefone ou endereço
- Nunca enviar fotografias deles
- Nunca marcar encontros com alguém que tenha conhecido on-line sem supervisão
* Para bloquear contatos desconhecidos no Windows Live Messenger:
1. Clique em ferramentas
2. Selecione opções
3. Escolha a guia privacidade
4. Adicione as pessoas que você conhece à lista permitir e bloqueie todos os demais usuários

O Windows Live Messenger também oferece uma lista aprovada para ajudar os pais a limitar as trocas de e-mail de seus filhos.

Diga a eles que nunca devem marcar um encontro pessoal com amigos virtuais. Explique que os amigos on-line podem não ser quem dizem que são.

Ensine que nem tudo o que leem e veem on-line é verdade. Estimule-os a perguntarem se não estão seguros.

Controle a atividade on-line dos seus filhos com software de internet avançado. A proteção infantil pode filtrar conteúdo prejudicial, supervisionar os sites que seu filho visita e averiguar o que ele faz neles.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário